Os Primeiros Passos do Cristão - Parte 1
- Pr. ROBSON LUÍS
- 11 de fev. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 17 de out. de 2024
Este estudo foi preparado especialmente para pessoas que já tomaram a decisão de receber Jesus Cristo como Salvador e segui-lo como Senhor. Se já tomou esta decisão, os capítulos que se seguem ajudarão você a entender o que fez, o que Deus fez e o que você ainda precisa fazer para viver uma vida cristã feliz e vitoriosa.
Mas se você ainda não decidiu seguir a Jesus Cristo, este estudo pode lhe proporcionar a compreensão que precisa para se decidir. Eu espero confiantemente em Deus que você decida.
As palavras chaves foram extraídas diretamente da Bíblia. Dê uma atenção especial para elas. Todos os versículos têm suas referências para lhe ajudar a encontrá-los na Bíblia.
1 - JESUS É O NOSSO SALVADOR
Ao longo de Sua vida, muitos se zangaram com Jesus porque Ele condenou a hipocrisia. Ele ensinou verdades pouco conhecidas e demonstrou compaixão pelos pecadores. Jesus demonstrou um poder incrível, e alguns líderes cívicos e da igreja se sentiram ameaçados por Sua influência.

Na noite anterior à sua morte, Jesus foi ao Jardim do Getsêmani para orar. Ali, Ele sentiu o peso de todos os pecados e de todas as dores conhecidas pela humanidade. Ele sofreu por todas as pessoas que já viveram. Depois, Jesus foi traído, preso, ridicularizado, espancado e crucificado na cruz — tudo isso com a permissão Dele para cumprir a vontade de Deus. “Dou a minha vida”, disse o Senhor, “para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la” (João 10:17–18). Mesmo tendo sido morto por Seu próprio povo, Ele clamou a Deus para que tivesse misericórdia deles.
Você sentirá o amor de Cristo por você, ao procurar compreender a respeito de Sua vida e de Seus ensinamentos.
Alcançamos grande felicidade na vida ao seguirmos a Jesus.
1.1 - Por que precisamos de Jesus Cristo?
Fomos todos criados por Deus e para Deus. Ele queria ser nosso melhor amigo, e eterno Senhor. Mas os pecados que cometemos nos afastaram dele e trouxeram problemas e infelicidade à nossa vida.
A Bíblia declara nossa situação sem Cristo:
• Pecadores. “Todos pecaram e carecem da glória de Deus.” (Romanos 3.23.)
• Espiritualmente mortos. “O salário do pecado é a morte.” (Romanos 6.23.)
• Condenados. “Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado.” (João 3.18.)
• Separados de Deus. “Vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus.” (Isaías 59.2.)
• Sem outras opções. “Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4.12.)
Resumindo, sem Jesus estamos perdidos. Vivemos para nós mesmos, dirigindo nossa própria vida, buscando nossos próprios interesses. Fazemos a nossa própria vontade e não a de Deus.
Transgredimos as leis de Deus, tornando-nos culpados diante dele. Tornamo-nos egoístas e vivemos frustrados. Ficamos envolvidos pelo pecado, perdemos o controle de nós mesmos e sofremos terríveis consequências.
O pior é que quando a vida termina, a separação de Deus se torna definitiva e eterna. E o destino terrível que Jesus chamou de inferno.
Parece pavoroso, mas...
1.2 - Deus tem boas notícias para nós!
Apesar de nossas falhas, fracassos e pecados, Deus nos ama. Não importa o que tenhamos feito, ele quer nos salvar e ainda quer ser nosso amigo. Ele tem um plano maravilhoso para restaurar a nossa vida. Deus conhece nossa triste condição e, até mesmo antes de nascermos, enviou Jesus Cristo para receber em seu próprio corpo o castigo de nossos pecados. Ele nos oferece perdão e nova vida.
Jesus significa "Salvador". Ele veio para salvar-nos. Cristo significa "escolhido". Deus o escolheu e o enviou para cuidar das nossas necessidades e dos nossos problemas.
"Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5.8.).
Mas Jesus Cristo não foi vencido pela morte. Ele ressuscitou e vive para salvar você agora mesmo! Agora que sabe o quanto Jesus o ama, está pronto para segui-lo?
1.3 - Como começar
Sabendo que Deus o ama e lhe oferece o perdão, fale com ele (em suas próprias palavras) e...
Confesse seus pecados. Mencione-os pelo nome:
mentira, orgulho, desonestidade, roubo, adultério, ódio ira, rancor, ganância, egoísmo, impureza, idolatria, macumbaria... ou outros pecados. Admita que está errado.
Diga a Deus que está arrependido e que com a ajuda dele, você está disposto a abandonar todos os pecados. Deixe ele dirigir sua própria vida e entregue o controle a Jesus.
Renuncie consagrações anteriores. Devoção a "santos" ou guias espiritualistas é contra a vontade de Deus, pois representam Satanás e recebem dele poder para prejudicar sua vida.
Em alta voz, renuncie todos eles assim:
"Em nome de Jesus Cristo, eu renuncio Satanás, todos os espíritos malignos, toda a devoção a guias espiritualistas, "santos" e outras religiões. Desfaço minha consagração, me consagro, voluntariamente ao Senhor Jesus Cristo".
Diga a Deus que crê nele e em Jesus Cristo, e que se entrega completamente a ele. Crer nele é confiar que só Jesus Cristo pode salvar sua vida e sua alma... É crer também que ele está fazendo isso agora! Peça o perdão de seus pecados e que o Senhor Jesus entre no seu coração para estar sempre na sua vida. Ele perdoará seus pecados quando você o receber no coração, ele receberá você na família e no reino de Deus.
Para finalizar sua decisão, agradeça ao Senhor Jesus por seu amor e perdão.
1.4 - Aceitei Jesus! O que muda na minha vida?
O que acontece quando recebemos o Senhor Jesus Cristo?
Quando nos arrependemos dos nossos pecados e de depositamos nossa fé em Jesus, entregando-lhe o controle de nossa vida, uma série de coisas fantásticas acontece instantaneamente:
- Deus perdoa todos os nossos pecados.
"Homem, estão perdoados os teus pecados." (Lucas 5.20.)
- Deus nos dá a vida eterna.
"...para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
- Deus nos dá a condição de justos diante dele.
"Se manifestou a justiça de Deus... mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem..." (Romanos 3.2l,22).
- Deus nos transforma em filhos dele.
"Mas, e todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus." (João 1.12.)
- Abra a porta do seu coração. Quando convidamos Cristo a entrar, ele entra e faz em nós sua morada.
"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo." (Apocalipse 3.20.)
Cristo entra em nossa vida para viver em nós.
- Jesus se torna nosso companheiro constante.
"Estou convosco todos os dias..." (Mateus 28.20.)
Como filho de Deus, já perdoado, e com Cristo no coração assistindo-o sempre, você pode viver uma vida transformada.
Conserve uma atitude de arrependimento e fé, e procure obedecer ao que a Bíblia ensina.
Se confiar humildemente em Cristo, você vencerá com ele!
1.5 - Como podemos ter certeza da nossa salvação?
É maravilhoso ser salvo através da fé em Jesus Cristo. Melhor ainda é ter certeza absoluta da salvação. Esta certeza nos é transmitida por Deus de três maneiras:
1.Pela Palavra de Deus. Todas as promessas de Deus são verdadeiras. Quando fazemos a nossa parte ele faz a parte dele. Quando nos arrependemos, ele perdoa. Quando convidamos Jesus para entrar no coração, ele entra mesmo.
"E o testemunho é este, que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho (no coração) tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus': (1 João 5.1113.)
2.Pela confiança íntima que o Espírito Santo nos dá. "O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." (Romanos 8.16.) Recebemos de Deus uma confirmação de que não pertencemos mais a Satanás e nem a nós mesmos; pertencemos a Deus. Somos seus filhos. "Aquele que crê no Filho de Deus tem em si o testemunho." (I João 5.10)
3.Pela vida transformada. "Se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (2 Coríntios 5.17)
Cristo efetua mudanças em nossos pensamentos, e tenções, atitudes, palavras e ações. Sua vida mudou? Há evidencias da atuação do Senhor?
A certeza da salvação não vem através dos sentimentos, pois estes são instáveis. A certeza vem através de uma convicção interior. Confie em Deus e em sua Palavra. Agora que você sabe quem é Jesus e o que é salvação, há algumas coisas que precisa fazer e vencer.
Deus te abençoe, guarde e proteja.
Nos encontramos no próximo capítulo.
Fique com Deus!
Do seu irmão em Cristo,
Pr. Robson Luís
O Cristão e a Graça
Você gostou deste estudo? Esta palavra ajudou você?
Deixe seus comentários logo abaixo. Ah! Compartilhe aqui 👇 nos botões das Redes Sociais para que mais pessoas sejam ajudadas.
Comentarios