Os Primeiros Passos do Cristão - Parte 2
- Pr. ROBSON LUÍS
- 11 de fev. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 17 de out. de 2024
2 - Como Criar Intimidade com Deus
Se desejamos conhecer a plenitude da graça, da vida e do poder de Deus em nossa vida diária, só há um meio. Precisamos “conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento”, lembrando que o amor de Cristo no evangelho não é apenas o convite para nos tornarmos parte da família de Deus, mas também o alicerce de nossa experiência com Sua pessoa.
Somente a meditação constante sobre o amor de Cristo nos tornará desejosos de estar com Ele. Sem isso, teremos medo de nos aproximar demais dele e, mesmo procurando servi-Lo, jamais teremos verdadeira intimidade.
“Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-Lo. Tão certo como nasce o sol, Ele aparecerá […].” Oseias 6:3 (NVI)
Conseguir ter intimidade com Deus pode ser um divisor de águas na vida daqueles que decidiram segui-Lo. As frustrações, desesperos e demais dúvidas sobre a existência da vida deixam de fazer parte do cotidiano e, em vez disso, surgem sentimentos de propósito e de calmaria que transformam atitudes e comportamentos. Neste capítulo vamos falar de duas atitudes que nos levam à ter intimidade com Deus.
2.1 - Você precisa orar
Como filho de Deus, você precisa conversar com seu Pai celestial. Mesmo achando que não sabe falar com ele, experimente! Ele terá prazer em ouvir e responder às suas orações.
1.Ore sozinho, diretamente ao Pai. Jesus disse: "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e fechada a porta, orarás a teu Pai': (Mateus 6.6.)
2.Ore com humildade. "Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graça." (1 Pedro 5.5.)
3.Ore em nome de Jesus. Jesus disse: "Ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14.6.) "E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." (João 14.13,14.) Nada de outros intermediários, não adianta.
4.Ore com a consciência pura. Se tiver cometido pecados, confesse-os. "Se eu atender à iniquidade em meu coração, o Senhor não me ouvirá." (Salmo 66.18 — Revista Corrigida.) Por outro lado, "Se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele recebemos." (1João 3.21,22.). Se tiver ofendido ou prejudicado a alguém, procure essa pessoa, peça-lhe perdão e faça o acerto que for necessário.
5.Ore com ações de graça. Não esqueça de dizer: "Obrigado, Pai." "Em tudo dai graças, porque esta é a
vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1 Tessalonicenses 5.18)
6.Ore diariamente. Tenha uma hora e lugar para orar diariamente, de preferência sempre à mesma hora. Cedinho, pela manhã, é excelente ocasião para buscar a presença do Pai. "Pela manhã ouvirás a minha voz ó Senhor; pela manhã me apresentarei a ti, e ficarei esperando." (Salmo 5.3)
7.Ore esperando receber a resposta. "Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco." (Marcos 11.24.)
8.Ore com naturalidade, usando suas próprias palavras. Não procure imitar as orações dos outros e nem fique repetindo palavras vazias ensinadas por outros. "E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; por que presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos." (Mateus 6.7.) Cada um tem sua própria maneira de se expressar.
9. Ore segundo a vontade de Deus. "E esta é a confiança que temos para com ele, que, se pedirmos alguma cousa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temas feito." (1 João 5.14,15.)
10.Ore com persistência. Se a resposta não vier imediatamente, continue orando e diga a Deus que crê que a resposta virá. "Pedi e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos á" (Lucas 11.9.)
11.Ore com um companheiro. Cada pessoa deve orar sozinho, mas existem também momentos em que precisamos de um parceiro. "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles." (Mateus 1820)
2.2 - Ler a Bíblia
Você precisa ler frequentemente o livro dos livros, a Bíblia. Temos muitas provas do eterno poder da Palavra de Deus.
1. Muitas vidas transformadas pela leitura e prática de suas palavras.
2. A fidelidade dos seus inspirados escritores, muitos dos quais morreram pela fé.
3. A coerência do conteúdo, apesar de escrito por dezenas de servos de Deus, e num período de vários séculos.
4. O cumprimento minucioso das profecias.
5. O testemunho de Jesus, confirmando as palavras do Velho Testamento.
6. As recentes descobertas arqueológicas.
7. O testemunho que ela dá a respeito de si mesma:
"Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." (2 Timóteo 3.16-17.)
A grande finalidade da leitura bíblica e da oração é manter uma comunhão íntima com Deus.
Através dela recebemos do Senhor o alimento indispensável ao dia-a-dia de nossa vida espiritual.
Deus te abençoe, guarde e proteja.
Nos encontramos no próximo capítulo.
Fique com Deus!
Do seu irmão em Cristo,
Pr. Robson Luís
O Cristão e a Graça
Você gostou deste estudo? Este estudo está ajudando você?
Deixe seus comentários logo abaixo. Ah! Compartilhe aqui 👇 nos botões das Redes Sociais para que mais pessoas sejam ajudadas.
Commentaires